Sisal Motor Festival.png

O Evento

Vem aí o SISAL MOTOR FESTIVAL !


Pela primeira vez na história, a cidade de Valente/BA vai reunir, em um mesmo final de semana, amantes do esporte a motor em geral.


A cidade, que já recebe anualmente eventos ligados ao segmento, agora será sede de um festival único reunindo todas as tribos.


“ A idéia é justamente agregar todo tipo de amante do esporte a motor. Desde o usuário de uma moto de passeio, carro rebaixado, veículos de competição, carros antigos e tudo mais que for ligado a motor. Já fazíamos o Rally do Sisal e sentíamos essa necessidade. Agora chegou o momento de reunir toda turma e trazer ainda mais atrativo para a cidade de Valente e toda região sisaleira”, declarou Roberto Cunha, um dos organizadores do evento.

Fique ligado em nossas redes sociais e saiba das ultimas notícias !


A Cidade

 

Valente fica localizada no estado da Bahia, mais precisamente no nordeste do estado.

Segundo as estimativas do IBGE, em 2020, o município tem 31.172 habitantes, numa área territorial de 394,876 Km². Sua altitude é de 358 metros em relação ao nível do mar, tendo sua sede à 238 km da capital.

Valente está localizado no território do sisal, a qual é conhecida como "a capital do sisal". A área do município se divide sobre duas bacias hidrográficas, do Jacuípe e Paraguaçu.

HISTÓRIA

A cidade, no começo do século XX, era uma imensa fazenda de gado. A origem do nome "Valente" deu-se por causa de um boi que desgarrou-se do rebanho e morreu afogado ao cair dentro de uma cacimba, que passou a ser chamada de Caldeirão do Boi Valente. Assim, mudaram o nome da fazenda para "Boi Valente", e em 12 de agosto de 1958, quando o povoado, pertencente a Conceição do Coite, virou cidade, foi abreviado para "Valente". O "Caldeirão do Boi Valente" ainda resiste ao tempo, e está localizado numa propriedade particular, próxima ao centro da cidade. Atualmente, no calçadão, no centro da cidade, a história está resumida em uma pedra. No local encontra-se o primeiro imóvel comercial construído na cidade, quando ainda era vila.

ECONOMIA

A economia do município é impulsionada pelo comércio local e por três grandes empregadores: A Prefeitura Municipal localizada no centro da cidade, duas indústrias de médio porte, sendo uma calçadista e a Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (APAEB), uma de suas atividades é a produção de fios naturais e tapetes e carpetes de sisal. Outras fontes de renda importantes é a agricultura familiar e o Sisal, planta que deu a Valente o título de capital mundial da fibra. A agave tem perdido seu espaço nas fazendas para outras produções por causa da baixa valorização dos seus derivados. Após a instalação de uma unidade produtiva de mel, na comunidade de Alagoinhas, a prefeitura de Valente incentivou mais uma fonte de renda que atende e mantem mais de 60 famílias.

Valente está na área de influencia econômica de Feira de Santana, além do Sisal e da pecuária, a cidade possui o turismo de festejos populares, como o São João. Valente se destaca pela sua organização, limpeza pública, arborização, e por ter uma qualidade de vida superior a de cidades vizinhas

Fonte : Wikipédia.

  • Instagram - White Circle